Olá leitores !

Estou aqui para falar do queridinho da astronomia e principalmente dos cientistas que estão de olho no céu para o tão prometido "cometa do século", o ISON. Tal cometa que já deu muito "susto" pelo caminho: interação com o planeta marte, soltou gazes coloridos, deu sinais de ter se partido, aparentou não ter saúde para chegar ao sol e hoje parece ter dado mais uma surpresa nesse dia 28.

"De todos os corpos celestes conhecidos, os cometas são sem sombra de dúvida os mais temperamentais. Enquanto estão distantes e bem longe do Sistema Solar são bastante previsíveis e se comportam exatamente como o calculado pelas equações astronômicas, mas na medida em que começam a sentir a presença do Sol as coisas começam a mudar. E tudo pode acontecer." APOLLO.COM - ISON
Hoje dia 28 seria para o ISON o grande dia. Se ele iria ou não conseguir passar pelo sol. Como disse nosso companheiro Weslem, da ETs & ETc: "...O cometa do século, ISON, ruma “corajosamente” ao periélio solar e a pergunta que não quer calar é: Ele sobreviverá a esse encontro..." Tudo estava indicando que não. Depois de muita observação, e a NASA boicotar as imagens por um tempo ela chegou a noticiar que o cometa talvez não tenha sobrevivido à sua passagem pelo sol:
"O cometa ISON, ansiado objeto de desejo dos cientistas, parece ter se desintegrado nesta quinta-feira em sua viagem ao redor do Sol, segundo os especialistas da Agência Espacial Americana (Nasa), que não encontraram seu rastro após atravessar a coroa solar em suas primeiras observações." TERRA.COM.BR - ISON
Teria a NASA feito uma surpresa ou o cometa ISON fez a surpresa? Acho que foi o ISON pois não é que o danado surpreendeu de novo !
Olhando as ultimas da SOHO NASA temos as seguintes imagens:
E as ultimas de agora a noite:
Parece que mais uma vez o cometa ISON surpreendeu. Tá certo que ele não esta totalmente completo após passar pelo sol, mas acredito o que sobrou dele vai prometer e mostrar algum espetáculo no final do ano.
E um detalhe, parece que ele mudou sua orbita. Quem se arrisca a palpitar para onde ele vai?
Nenhum comentário:
Postar um comentário