Captadas pela sonda SOHO Lasco 2 e 3, desde o dia 7 deste mês até hoje o Sol não para de mandar massa e radiação, em direção à Terra após uma espetacular explosão.
Esse tipo de evento nunca foi visto com tanta intensidade e tempo, e mais uma vez, um record foi batido em relação as tempestades solares. Ontem, tivemos uma intervenção solar mais forte nos últimos 5 anos. Sistema de rádio e outras comunicações e sistema GPS, tiveram interferências e chegaram a parar de funcionar por um período, principalmente em regiões próximas aos polos da Terra.
Companhias aéreas e companhias de comunicação, em todo o mundo, tiveram que mudar seus planos e colocar em prática ações preventivas contra acidentes eminentes e sucessíveis às falhas de comunicação e navegação causadas por essa radiação solar !
Essa tempestade, "estourou" a escala criada pela NASA para medir sua intensidade, escala que iria de 0 a 5, foi ultrapassada facilmente com essa tempestade que desde o dia 7 ainda nos atingi, conforme pode ser visto nas imagens abaixo.
Radiação das partículas começaram ser captadas perto das 2 horas da manhã do dia 7.
Até hoje, está sendo captada a radiação das partículas.
De acordo com a NASA a previsão para o fim deste evento é desconhecido, já que em outras explosões a emissão de partículas nunca duraram mais do que 1 dia. Com isso é de se esperar que durante esse período em que o Sol esteja emitindo essa massa eletromagneticamente radioativa, vários sistemas eletrônicos, como computadores, televisões, celulares e outros mais sensíveis, apresente falhas.
Logo postarei um vídeo com esse evento, do inicio ao fim. Espero que não dure muito tempo !!!
Enquanto isso, se seu celular desligar sozinho, não jogue ele na parede. Se seu computador travar toda hora, bom, já sabe a causa! Não é necessário espanca-lo por isso. Ah, antes que eu me esqueça, não esqueçam de usar o guarda-chuva de radiação solar quando sair de casa !!!
NOTA 1: De acordo com as medições da NASA, o índice de densidade da tempestade solar voltou de novo à escala, mas mesmo assim, ainda se encontra em um nível muito alto. Veja a imagem abaixo.
Clique na imagem para acessar a página da Space Weather, órgão
que faz as medições do clima espacial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário